top of page

Instituto oferece bolsas de pós-doutorado em humanas na Itália

  • soluzionecidadania
  • 5 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura


ree

Se você pensa em fazer uma pós-graduação no exterior, seu sonho pode estar perto de se tornar realidade. O (European University Institute — EUI) está com inscrições abertas até o dia 18 de outubro para programa de pós-doutorado em humanas na Itália, em Florença.

São 60 bolsas de estudo que duram entre um ou dois anos. Estudantes de qualquer país podem se candidatar, desde que tenham feito doutorado nos últimos 5 anos em economia, direito, história, ciências políticas ou sociais e áreas afins.

O idioma oficial do curso é inglês, o que amplia as possibilidades para quem não domina o italiano. Saiba mais sobre como é o programa!

Como funcionam as bolsas

As bolsas de pós-doutorado de pós-doutorado em humanas na Itália estão associadas ao Max Webber Programme e são de até 2 mil euros por mês.

É possível também obter subsídio para gastos com viagem e um valor extra se o pesquisador estiver acompanhado de companheiro ou companheira. Há também a possibilidade de apoio por outros órgão financiadores.

Quanto tempo duram as bolsas de estudo


ree

As bolsas de estudo variam entre um e dois anos. No Departamento de Economia, grande parte dos alunos conseguem bolsa de 2 anos, com oportunidade de contrato de professor por 12 meses, com subsídio de 820 euros adicionais.

No Departamento de Direito as bolsam duram somente um ano, enquanto no Departamento de Ciências Políticas e Sociais e o Departamento de História o período pode variar entre um ou dois anos.

Os bolsistas são vinculados a um dos departamentos do Instituto Universitário Europeu ou ao Centro Robert Schuman de Estudos Avançados. Quem tem bolsa de dois anos tem atividades acadêmicas adicionais, como ensino de pós-graduação e mentoria de alunos de doutorado.

Como se inscrever

Para se inscrever no programa de pós-doutorado em humanas na Itália é preciso fazer o registro no site, preencher o formulário e enviar os documentos exigidos até 18 de outubro. Os documentos são os seguintes:

  • CV com uma lista de publicações em PDF.

  • Declaração de carreira acadêmica de 2 páginas em PDF, indicando interesses, experiências de pesquisa e ensino, bem como planos de carreira.

  • Proposta de Pesquisa de 2 páginas em formato PDF, com objetivos que possam ser alcançados no período de duração da bolsa. Nessa proposta o candidato pode indicar se a pesquisa se enquadra em um dos seguintes tópicos interdisciplinares:

- Democracia no século XXI;

- Desigualdade, bem-estar e justiça social;

- Crise de conhecimento especializado e autoridade;

- Mudança tecnológica e sociedade;

- A Europa de Leste como laboratório de mudança (a confirmar).

  • Cartas de referência, de no mínimo dois acadêmicos e no máximo três, com nomes e contato. Eles poderão enviar a carta de referência pelo site ou para o endereço referenceFellow@eui.eu.

Outras informações estão disponíveis neste link.

Requisitos para participar do programa

Entre os requisitos para este pós-doutorado em humanas na Itália está o de ter concluído o doutorado em até 5 anos, exceto se houve interrupção por licença-maternidade ou paternidade, doença ou serviço militar obrigatório.

Esses casos excepcionais devem ser explicados no formulário, em “notas adicionais”. A prioridade será para quem concluiu o doutorado recentemente ou não está no mercado de trabalho.

Outro requisito é quanto ao domínio da língua inglesa. O nível exigido é C1, mas não é preciso apresentar certificado na inscrição. Depois de aprovados, os candidatos devem fornecer alguns desse comprovantes: IELTS (mínimo 7,5); TOEFL iBT (mínimo 110); Cambridge Proficiency (A/B/C) e CAE (A/B).

Outra forma de comprovar conhecimento em inglês é por meio de artigo ou capítulo de livro com pelo menos 6 mil palavras escritas em língua inglesa.

O que é o Max Weber Programme

O Max Webber Programme é o maior programa internacional de pós-doutorado em humanas na Itália e na Europa e está localizado no Instituto Universitário Europeu de Florença.

Ele oferece bolsas para estudantes de qualquer nacionalidade, cuja seleção é feita de acordo realizações acadêmicas, potencial de pesquisa, interesses e na disponibilidade do corpo docente para orientação de projetos.

No programa estão incluídas atividades acadêmicas com palestras de pesquisadores renomados de todo o mundo nas disciplinas ofertadas. Além do objetivo de aperfeiçoamento acadêmico, o programa visa a obtenção do Certificado de Ensino MWP.

Portanto, é uma oportunidade imperdível para quem têm experiência no universo acadêmico e para entrar em contato com um instituto de ensino prestigiado.

Além disso, viver na Itália é uma oportunidade única de crescimento pessoal, seja em termos de ter acesso a todo o acervo histórico e cultural que o país oferece ou para aprender um novo idioma e conviver com as belíssimas paisagens do país.

Para ter informações sobre como obter o visto para estudar na Itália, entre em contato com a Soluzione!

Leia também este post: 7 motivos para morar na Itália.

Comentários


bottom of page