Cidadania italiana: entenda como é a busca de certidões
- soluzionecidadania
- 5 de abr. de 2022
- 3 min de leitura

Ao iniciar um procedimento para obter cidadania italiana, é importante saber como é a busca de certidões na Itália.
São várias as fases que envolvem conseguir a documentação necessária para que o processo seja validado.
Algumas certidões requeridas são as do antenato, ou ancestral, as de nascimento, casamento e óbito.
A busca de certidões na Itália é uma etapa exaustiva que envolve coletar informações de familiares e em bancos de dados.
E os dados antepassados são essenciais para você obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.
Para entender como é o andamento dessas etapas, acompanhe a leitura!
Qual é a primeira etapa para realizar a busca de certidões na Itália?
Primeiramente, é preciso montar a árvore genealógica para obter a cidadania italiana. Você deverá entrar em contato com seus pais, avós, tios e parentes que poderão auxiliá-lo com informações relevantes.
Em sua certidão de nascimento, já há dados sobre os seus pais, como o local em que viveram ou nasceram. Partindo deles você deverá chegar ao antenato.
No site Family Search é possível fazer uma pesquisa mais detalhada para montar sua árvore genealógica italiana. Trata-se de um gigantesco suporte de dados de genealogia de todos os países.
É uma organização sem fins lucrativos que reúne dados e registros por gerações. Portanto, essa é uma ferramenta muito útil para a busca de certidões na Itália. Ao fazer o cadastro, você obterá dados sobre registros civis.
É importante que você escreva corretamente os nomes e sobrenomes. O ideal é que os nomes “adaptados” para a terminologia brasileira sejam digitados da forma mais próxima ao italiano.
Como faço para encontrar as certidões?
Depois de fazer a pesquisa mencionada acima, e já com a árvore genealógica pronta, você terá todos os nomes dos seus ancestrais.
Faça então uma busca das certidões mais recentes. Elas precisam ser completas e integrais.
Viagem no tempo: registros civis no Brasil em cartórios
No Brasil, é obrigatório o registro civil desde o fim do século XIX. Já nessa época todas as cidades brasileiras deveriam estar munidas de um cartório para atendimento das demandas.
Mas acontecia bastante de os pais registrarem os filhos todos na mesma data, devido às dificuldades de deslocamento em zonas rurais.
Havia então o batismo pela igreja Católica com matrimônio religioso, que valia como certidão.
E depois de encontrar as certidões brasileiras da sua árvore, seja de cartório ou de batismo, será mais fácil saber encontrar a certidão do italiano . Essas certidões precisam estar no formato “inteiro teor”.
Registro civil na Itália (Comuni)
Comuni são unidades de organização territorial italiana. São como municípios no Brasil. Neles, você encontrará a certidão do ancestral italiano e consequentemente, avançará na etapa de como buscar certidões na Itália.
O registro civil na Itália teve início no Vêneto a partir de meados do século XIX. Apenas em 1871 ele se tornou obrigatório.
Então, se seu ancestral tiver nascido em anos anteriores, não necessariamente você encontrará a certidão de nascimento italiana.
Dessa forma, é preciso encontrar a certidão de batismo em alguma paróquia.
Como saber de onde vem meu ancestral na Itália?
As regiões da Itália são divididas em mais de 100 províncias. Em cada uma delas está a Comuni.
Para saber a localização exata, você deve reunir o maior número de informações possíveis sobre seus ancestrais.
São mais de 8 mil cidades para realização da busca, o que pode ser uma tarefa bem complexa.
Você não encontrará esses documentos na embaixada da Itália nem em consulados. Eles estão apenas no local do nascimento. Para isso, existem sites italianos de busca específicos de cada província.
Depois de obtidos todos os dados, você já pode requerer por carta ou e-mail a certidão italiana à Comuni onde nasceu o imigrante italiano.
A alternativa mais viável é averiguar os dados das certidões brasileiras, como as de óbito e de casamento.
Com a certidão de óbito e de eventual casamento do italiano em terras brasileiras, ou com a certidão de nascimento do filho do italiano no Brasil, você alcançará informações da origem do italiano.
Na certidão de nascimento do filho de italiano, por exemplo, está o nome dos avós, o que facilita muito todo o processo.
As certidões precisam ter as formalidades corretas de timbres e carimbos, para não haver empecilhos na obtenção da cidadania.
Algumas plataformas podem auxiliá-lo nessa empreitada de busca de certidões na Itália, como a Cognomix, para saber a origem do seu sobrenome por região.
Outra plataforma é a de registros de imigrantes italianos no Brasil, a Sian, do Arquivo Nacional.
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo possui muitos registros de imigrantes italianos no país que desembarcaram no Porto de Santos.
Este post sobre como é a busca de certidões na Itália trouxe informações úteis? Deixe abaixo seu comentário.
Para obter a cidadania italiana, entre em contato com a Soluzione!






Comentários