top of page

Como conseguir trabalho na Itália

  • soluzionecidadania
  • 5 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

ree

Saber como conseguir trabalho na Itália é uma preocupação de muitos brasileiros que desejam se mudar para o país e realizar o sonho de morar na Europa.


Caso tenha planos de morar nesse lugar hospitaleiro, de clima agradável e repleto de arte, essas dicas vão te orientar no que você deve buscar durante o seu planejamento. Há diversos sites e agências de emprego on-line disponíveis para quem procura uma oportunidade na Itália. Confira!


Setores com mais vagas para conseguir trabalho na Itália


Para quem já domina bem a língua italiana e queira incrementar sua carreira, algumas das áreas que estão sempre com demanda de trabalho são nos campos de engenharia, professores de exatas e atuantes no mundo digital.


Para conseguir a equivalência de diplomas, é preciso conseguir a Declaração de Valor in Loco e a Equivalência de Estudos na Itália. Antes de se mudar de país você deve validar o diploma na embaixada italiana ou no consulado da sua jurisdição. Além disso, é necessário apostilar a documentação em cartório.


Já no caso de quem possui menos experiência, ou que esteja fazendo um intercâmbio e pretende trabalhar, por exemplo, alguns dos trabalhos mais procurados e que têm mais vagas são de barman, garçom, ajudante de cozinha, confeitaria e áreas administrativas como recepção, comercial e finanças.


Os jovens conseguem se enquadrar melhor nessas oportunidades, em especial para empregos sazonais. Para quem busca como conseguir trabalho na Itália, o governo oferece inclusive incentivos fiscais nesses casos de contratação de pessoas com menos de 30 anos.


Onde buscar trabalho para brasileiros na Itália


Se você deseja trabalhar na Itália, é recomendado que conheça o idioma, pois isso aumenta suas chances nas oportunidades que surgirem. A seguir daremos algumas sugestões de sites de emprego que podem ser bastante úteis.


1. Clicca Lavoro


O site Clicca Lavoro permite uma busca de oportunidades de emprego por região, cidade e bairro. O portal dispõe de um blog, que possui dados sobre as vagas disponíveis e com dicas dos melhores lugares para trabalhar e do mercado de trabalho italiano em geral.


2. Adecco


No portal da Adecco, é possível fazer uma busca por emprego para a área desejada e escolher o local em que deseja morar. O site oferece importantes dicas e artigos para voltados para o público que tem a intenção de ingressar mundo do trabalho na Itália.


3. Neuvoo


Outra dica de como conseguir trabalho na Itália é pelo site Neuvoo, que interliga dezenas de países e há acesso a uma grande variedade de empregos, que podem ser encontrados por região e ocupação.


4. Monster


Neste site há vagas para diferentes lugares da Europa, mas grande parte das vagas é para a Itália.


5. Trovo Lavoro


Já neste portal há oportunidades de emprego em todas as regiões da Itália e há também oferece orientações de carreira.


6. Ali Spa


No Ali Spa você pode encontrar vagas por local e ocupação pretendida. É possível fazer cadastro por e-mail para receber informações sobre vagas segundo o seu perfil.


7. IAL Web


No portal do IAL Web há ofertas de vagas de emprego e também de cursos diversos com certificado.


8. Etjca


Para se candidatar neste site é preciso preencher formulário e enviar currículo. Essa agência de empregos está localizada em Milão e é bem conhecida na Itália.


Cadastro para receber informações de vagas de emprego


Grande parte dos portais de emprego na Itália permite o cadastro por e-mail para receber informações sobre novas vagas relacionadas ao seu perfil.


É uma forma prática de saber como conseguir trabalho na Itália sem que você tenha que acessar o site o tempo todo. Durante o procedimento de busca por vaga você se cadastra, insere suas informações pessoais e pode enviar currículo.


Outros canais para buscar emprego na Itália


Outra forma de procurar emprego na Itália é por meio do Linkedin. Para isso é interessante construir uma boa rede de contatos para saber de novas oportunidades, mas a própria rede social oferece uma busca por vagas na plataforma.


É interessante que você crie um perfil em italiano dentro do seu perfil em português, o que é disponibilizado gratuitamente pelo site.


Grupos de Facebook também podem ser úteis, pois há diversos deles voltados exclusivamente para quem procura emprego.


Ainda nessa questão de como conseguir trabalho na Itália, há agências que cobram um valor para que você se cadastre e busque um emprego no país. Nesse caso as chances são mais elevadas de conseguir trabalho.


Busque também oportunidades de trabalho voluntário, pois essa experiência agregará valor ao seu currículo e te ajudará a conseguir um emprego posteriormente.


Documentos necessários para conseguir emprego na Itália


ree


Antes de se candidatar a um emprego, é importante que todos os documentos já estejam arranjados para que você não seja depois preterido por uma questão burocrática.


A documentação normalmente é solicitada no momento da contratação e é preciso seguir os protocolos legais do país para ser aceito.


Nesse sentido, o visto de trabalho precisa ser obtido no Brasil, na embaixada da Itália ou em um consulado. O passaporte requerido deve ser válido, bem como os demais documentos de identificação.


É possível conseguir de forma gratuita o seguro-saúde pelo Ministério da Saúde, em seus núcleos estaduais. Trata-se do Certificado de Direito à Assistência Médica ou você pode escolher um seguro viagem privado.


O que é o Europass?


Quem busca emprego na Itália precisa conhecer o modelo de currículo Europass. Ele abrange cinco documentos referentes às competências dos candidatos, que são experiência profissional, nível de conhecimento do idioma italiano, experiência em outro país europeu, certificados e diplomas de ensino superior.


Por fim, nessas dicas de como conseguir trabalho na Itália, sabe-se que as cidades maiores têm quantidades mais elevadas de vagas de emprego, como Veneza, Roma, Milão e outras, em especial no setor turístico.


Uma vantagem de trabalhar na Itália é que não existe tanta diferença de remuneração entre as classes trabalhadoras. No norte os salários costumam ser elevados, mas a sociedade italiana como um todo não é muito marcada pela desigualdade.


Se você precisa da documentação e do visto para trabalhar nesse país mediterrâneo, entre em contato com a Soluzione Cidadania!


Leia também:



Comentários


bottom of page