top of page

Entenda quais são as vantagens de obter a dupla cidadania italiana

  • soluzionecidadania
  • 5 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

ree

Está pronto para aproveitar todos os benefícios da cidadania italiana? Ter uma cidadania europeia pode proporcionar a você uma nova vida, seja em relação ao trabalho, estudos ou lazer. As opções são muitas!


Para adquiri-la basta ter laços sanguíneos com italianos, ou seja, ser filho, neto ou bisneto de pessoas nascidas em qualquer região da Itália. Independentemente da razão que tenha ocasionado a migração e mesmo que o parente nascido na Itália já tenha falecido, é possível solicitar sua cidadania e gozar dos mesmos direitos dos nascidos no país.


A obtenção da cidadania italiana e seus benefícios é bastante burocrática e exige uma detalhada comprovação de descendência italiana. No entanto, as regalias compensam todo o tempo gasto para adquiri-la. Com a dupla cidadania italiana, as fronteiras diminuem e as oportunidades se intensificam – sem prazo de validade.


Se você tem parentes italianos, não perca a chance de obter sua dupla cidadania!


4 vantagens de ter a Cidadania Italiana

ree

1- Facilidade para viajar


Ser cidadão italiano significa poder visitar qualquer país da União Europeia sem a necessidade de vistos; você também poderá passar pela fila de europeus nos aeroportos e postos de Alfândega.

Além disso, outros países (fora da União Europeia) também não exigem vistos para italianos, apesar de pedirem para brasileiros: Estados Unidos, Canadá e Japão são alguns exemplos.


2- Poder morar na Europa


Na Itália, você poderá estudar nas instituições de ensino públicas, utilizar o sistema de saúde, residir por lá, concorrer a vagas de emprego sem necessidade de visto etc.


O cidadão europeu consegue alugar um imóvel ou comprar uma casa na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia com mais simplicidade e menos burocracia.


3- Estudar na Europa

ree

Você terá acesso às instituições de ensino italianas, incluindo cursos de graduação (é legal lembrar que algumas universidades oferecem cursos em inglês).


A maioria das instituições de ensino europeias cobram mensalidades ou anuidades diferentes para cidadãos europeus e estrangeiros. A diferença pode chegar a 50% do valor!


Estudar em outros países da União Europeia também é mais tranquilo. Você não precisará de vistos para estudar nos demais países da União caso tenha a cidadania italiana.


4- Trabalhar na Europa


pessoas com dupla cidadania são mais valorizadas em multinacionais, pois elas representam a imagem que a empresa deseja passar – de integrada, cosmopolita e com vasta cultura. Isso, claro, sem contar que é mais fácil enviar alguém com passaporte europeu para uma viagem de negócios do que um brasileiro, que deverá preencher uma série de requisitos antes de embarcar.


Como os europeus prezam pela qualidade de vida, o trabalho é muito mais regrado que no Brasil. Nos principais países dessa parte do planeta, a jornada de trabalho deve ser respeitada e não é incomum ver alguém saindo do trabalho ainda de dia e indo fazer exercícios ou curtir o fim de tarde em um parque.


Outro benefício de ser um cidadão italiano é não se sujeitar ao famoso subemprego. Na Europa, todo tipo de trabalho é valorizado e não existe preconceito. Lá, o salário de um funcionário que exerce uma profissão considerada desprezível pelos brasileiros pode se equiparar ao de um magnata, pois ambos se esforçaram, se dedicaram para estar onde se encontram e sabem que dependem do outro para iniciar mais uma jornada de trabalho.


Está pronto para aproveitar todas as vantagens de ter a cidadania italiana?


Comentários


bottom of page