Como realizar curso superior na Itália
- soluzionecidadania
- 5 de abr. de 2022
- 4 min de leitura

A Itália possui uma história muito rica e esse contexto está bem presente para quem vive neste país mediterrâneo. Ter um curso superior na Itália certamente é o sonho de diversas pessoas e que abre muitas portas e oportunidades profissionais.
Se você pensa em estudar fora ou se ainda não havia considerado essa possibilidade, estudar em um país culturalmente tão vasto pode ser uma realidade mais próxima do que você imagina.
A Itália possui universidades renomadas e existe também a possibilidade de os estrangeiros conseguirem bolsa de estudo, inclusive com oportunidades abertas atualmente, como veremos a seguir. Continue lendo para saber como funciona!
Processo seletivo
Candidatar-se em uma universidade italiana não é um processo complexo. Para participar do processo seletivo é recomendado buscar, no site da instituição, informações sobre os procedimentos, que estarão no edital de cada curso.
Diferentemente das universidades portuguesas, na Itália o Enem não é aceito para ingresso. Os documentos necessários para realizar curso superior na Itália são:
declaração de valor – trata-se de um documento fornecido pelo consulado da Itália que considera o histórico e o diploma dos ensinos fundamental e médio;
carta de motivos – o candidato deve apresentar os motivos por que quer ingressar na instituição;
currículo – deve ser apresentado currículo em formato Europass.
Formas de ingresso
Suas duas as formas de ingresso. Há os cursos com acesso livre, que dispensa a realização de provas para ser aceito, e os cursos com vagas fechadas, para os quais é necessário realizar provas de seleção.
Valores
As universidades públicas na Itália não são gratuitas, mas pessoas de baixa renda estão isentas de pagamento. Geralmente, essa isenção é para estudantes italianos. Para saber se a universidade aceita descontos para estrangeiros, é preciso consultar o site da instituição de ensino.
As taxas variam de acordo com a renda familiar e o preço médio de uma universidade pública italiana é de cerca de 1 mil a 4 mil euros por ano. O curso superior na Itália em universidades privadas é mais caro que nas públicas, podendo ultrapassar o valor de 20 mil euros anuais.
Bolsas
Existe a possibilidade de conseguir bolsas de estudo oferecidas pelo governo italiano. O processo de candidatura é feito no site Ministerio degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI).
O programa Erasmus é destinado a estudantes que queiram estudar na Europa, que oferece uma ajuda de custo mensal ao estrangeiro.
Atualmente, está aberto processo seletivo com bolsa do Instituto Internacional Ítalo-Latinoamericano (IILA) para especialização, cujas inscrições vão até o dia 16 de outubro. As áreas de atuação para quem já possui graduação são as seguintes:
agroalimentos e tecnologias alimentares;
sustentabilidade ambiental e energias renováveis;
ciências da vida e biotecnologia;
ciências da terra e utilização da tecnologia espacial para observação da terra;
conservação, tutela, restauro do patrimônio cultural.
A duração é de três a seis meses e a bolsa é de 1,2 mil euros. É preciso ser cidadão de um país latinoamericano, ter até 40 anos, ter experiência na área e apresentar pré-projeto. O candidato deve entrar em contato com uma instituição italiana, pública ou privada. Se aceito, é preciso preencher um formulário on-line para solicitação de bolsa.
Se tiver dúvidas, o e-mail para contato é borse@iila.org.
Visto
Para fazer curso superior na Itália, é necessário ter visto, caso você não tenha cidadania europeia. Os vistos são para curso universitário, curso e formação profissional, curso de pós-graduação e intercâmbio de estudos.
Para solicitar o visto, é necessário entrar em contato com um consulado italiano no Brasil e apresentar os documentos:
formulário de pedido de visto;
fotografia 3×4 recente com fundo branco;
passaporte;
comprovante de alojamento;
comprovante de renda;
seguro-saúde;
comprovante de inscrição no curso.
O visto de estudante custa em média 60 euros. Se o estudante for realizar um curso de curto período, de no máximo três meses, não é necessário ter visto.
Para estudar curso superior na Itália não é preciso conhecer o idioma italiano, embora seja indicado estudá-lo para conseguir entender as aulas, além de ser uma oportunidade para se inserir em uma nova cultura. Há aulas também em inglês, mas se você aprender italiano terá mais opções de disciplinas.
Ensino superior
No Brasil, há três opções de títulos no ensino superior, que são licenciatura ou bacharelado, mestrado e doutorado. Na Itália é dividido em quatro títulos, que trazem diferenciações caso você precise fazer a equivalência. São eles: Laurea, Laurea Magistrale, Master e Dottorato di Ricerca.
O Laurea equivale a três anos de estudo que correspondem ao bacharelado. No Laurea Magistrale são dois anos adicionais e equivale ao mestrado. Já o Master tem duração de, pelo menos, um ano e demonstra competência específica em uma área do conhecimento ou em atividade profissional, enquanto o Dottorato di Ricerca corresponde ao doutorado.
O ano letivo na Itália se inicia em setembro, após o período de verão.
Os créditos em universidades italianas são denominados Crediti Formativi Universitari (CFU) e indicam as horas de dedicação do aluno. Cada crédito possui 25 horas e, em média, são 60 créditos por ano.
Em algumas instituições de ensino superior, não há obrigatoriedade para frequência em determinadas disciplinas, mas é preciso realizar as provas. Embora a presença não seja obrigatória, isso não significa que as salas fiquem vazias e o nível de comparecimento é elevado.
Os métodos de avaliação no curso superior na Itália incluem provas escritas e orais dependendo da matéria. As notas são de 0 a 30 e, em geral, é preciso ter uma média de 18 pontos.
Melhores universidades da Itália
A Itália tem universidades reconhecidas internacionalmente. Algumas das melhores universidades são:
Scuola Superiore Sant’Anna;
Scuola Normale Superiore di Pisa;
Universidade de Bolonha;
Universidade de Pádua;
Universidade de Milão;
Universidade de Trento;
Universidade de Florença.
Para realizar o seu sonho de estudar na Itália, entre em contato com a Soluzione para obter o visto!






Comentários