top of page

Comidas típicas da Itália: Conheça um pouco mais sobre a culinária italiana

  • soluzionecidadania
  • 5 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Considerada uma das melhores do mundo, a culinária italiana desperta paixões. Cada um tem seu prato favorito.


A gastronomia da Itália é caracterizada por suas elaborações com abundantes verduras, frutas, carnes, peixes, arroz, massas e pães. Alguns de seus pratos típicos são pizza, macarrão e risoto.


Entre as sobremesas tradicionais, temos sorvete, mais conhecido como gelato, tiramisu e baba de Nápoles. Finalmente, entre as bebidas típicas da Itália estão o limoncello, o grappa e o sambuca.


5 Pratos Típicos da Itália


1- Pizza

ree

A origem da pizza é disputada por egípcios, hebreus e outros povos. Mas uma coisa ninguém contesta: foi na Itália, especialmente na cidade de Nápoles, que ela se desenvolveu e foram criados os melhores sabores e técnicas de preparo.


Mesmo com diferentes tipos de pizza consagrados em países com forte imigração italiana, como Brasil, Estados Unidos e Argentina, o alimento continua sendo símbolo italiano. Na Itália, o sabor mais pedido é o clássico margherita.


2- Macarrão à Bolonhesa (Tagliatelle al ragu)

ree

Conhecida pelo apelido de “A Gorda”, a cidade de Bolonha produziu algumas das melhores comidas típicas da Itália. Os mais famosos desses pratos é o tagliatelle al ragu: aquela massa achatada, com molho de ragu de carne.


3- Risoto, o pequeno arroz (Risotto)

ree

Em cada parte do país tem seus pratos característicos. No caso da Lombardia, cuja capital é Milão, a principal invenção gastronômica é o risoto. No sentido literal, a palavra risoto significa “pequeno arroz”, como explica o site da PUC. Assim como pizzas e lasanhas, o risoto ganhou centenas (talvez milhares) de sabores. Mas sem dúvidas o mais famoso é o “risotto alla milanese”, à base de açafrão.


4- Ossobuco

ree

Também originário da Lombardia, no norte da Itália, o Ossobuco vem de um corte considerado pouco nobre: músculo da perna traseira do boi. Pra ficar macio e suculento, soltando o tutano do interior do osso, deve ser cozido durante horas, num molho com vinho, legumes e temperos. Por ser um prato barato e muito gostoso, vem se tornando popular no Brasil.


5- Gelatto

ree

Viajar pela Itália é naturalmente provar dezenas de sabores de gelatto, ou seja, sorvete.


Segundo o site A Origem das Coisas, não se sabe ao certo quem criou o sorvete, mas sem dúvidas a Itália tem papel importante em sua história. Ainda no século I, o imperador romano Nero já comia um tipo de sorvete: gelo de neve das montanhas com cobertura de frutas. Já o cone de sorvete, que chamamos de casquinha, tem origem italiana comprovada, por uma patente em nome de Italo Marchioni.


E aí, depois desse post ficou com água na boca de conhecer a Itália? Embarque nessa viagem 😊


E se você possui direito a cidadania italiana, entre em contato conosco!


Comentários


bottom of page