7 motivos para morar na Itália
- soluzionecidadania
- 5 de abr. de 2022
- 4 min de leitura

Muitos brasileiros querem uma alternativa para morar fora e há diversas razões para morar na Itália. Se você já pensou nessa possibilidade, então vai adorar saber como é viver nesse belíssimo país, de paisagens colossais, praias exuberantes e montanhas incríveis.
Mudar de país é conhecer e ser parte de uma nova cultura, saber as tradições, adquirir conhecimento histórico em museus e obras milenares, desfrutar da gastronomia, participar de festividades locais.
O Brasil já possui um contato com a cultura italiana devido ao movimento migratório que aconteceu no país nos séculos XIX e XX e, portanto, há muitos descendentes por aqui que estão familiarizados com parte dessa cultura e que têm interesse em encontrar novamente suas raízes.
Neste post vamos apontar as vantagens de morar na Itália, continue lendo para saber quais são.
1 – Qualidade de vida
Quando se pensa em viver com tranquilidade, a qualidade de vida certamente é um fator a ser considerado em uma decisão para mudar de país.
Para quem pensa em morar na Itália, o país possui educação, saúde e segurança excelentes. O ensino público é de alto nível e costuma ser gratuito para os níveis fundamental e médio, com algumas exceções de pagamentos de taxas anuais. O ensino superior não é gratuito e possui anuidades.
A saúde pública é exemplar e são poucos os italianos que pagam plano de saúde. Embora o sistema não seja totalmente gratuito, os preços são bem acessíveis. A gratuidade é apenas para menores de seis anos e para pessoas de baixa renda.
A segurança pública também é um ponto alto. Você pode andar tranquilamente pelas ruas sem se preocupar em ser assaltado ou em ser vítima de violência, como acontece nas grandes cidades do Brasil.
2 – Clima
A Itália está na região central do Mar Mediterrâneo e possui, em geral, verões quentes e secos e invernos amenos e com chuvas. Se você pensa em morar na Itália, as temperaturas podem variar de acordo com a região.
No norte, elas chegam abaixo de zero no inverno, enquanto no sul o clima é mais ameno e os invernos não são congelantes.
Ao leste e ao oeste, há fronteira com os Alpes, Eslovênia, Áustria, Suíça e França. Nas demais partes do território o país encontra os mares Adriático, Jônico, Tirreno, Lígure, além do mar mediterrâneo.
As estações do ano são bem definidas, com as folhas vermelhas ou alaranjadas do outono, as flores da primavera, a neve no inverno e o calor no verão.
3 – Gastronomia
Uma questão certamente atrativa é a gastronomia italiana. Na Itália surgiu o movimento slowfood, que teve repercussão mundial, com valorização de temperos, ingredientes e preparos.
O país não é dominado apenas por pizzas e massas, embora haja opções deliciosas com os especialistas que detêm o título dessa culinária.
Para exemplificar, se você quer morar na Itália você vai conhecer alguns dos pratos originais que antecedem refeições principais, como bruschetta e carpaccio. Nos pratos principais há massas, seguidos de carnes e grelhados. Para sobremesa há o cannoli e o tiramisu.
O espaguete à carbonara é bastante popular, assim como o risoto. Existe uma grande variedade de azeites, queijos, hortaliças, verduras e frutas, que podem ser encontrados em feiras ao ar livre e que tornam o cardápio rico e nutritivo. Há também muito consumo de peixe e saladas.
Orégano, manjericão fresco, alecrim e sálvia estão na lista de ingredientes característicos da gastronomia italiana.
Os vinhos são de alta qualidade e os sorvetes do tipo gelato são maravilhosos.
4 – Cidades encantadoras
Mesmo sendo um país pequeno, a Itália possui muitas cidades diversificadas, com estilo de vida pacato e com cidadezinhas cativantes próximas ao campo. Nos grandes centros, a vida é mais agitada.
Há muitas paisagens belas atravessando o país de norte a sul que provocam são uma verdadeira catarse e tornam a experiência de viver nesse país uma satisfação sem igual.
Planícies, montanhas, colinas, lagos, vales, praias e parques são atrações surpreendentes para quem quer morar na Itália. Você pode ir de uma região a outra em poucas horas para explorar toda a riqueza geográfica que o país oferece.
São muitas as possibilidades de passeios, com facilidade de transporte e de acesso também a outros países da Europa.
5 – Estar em contato com uma nova cultura
A Itália tem muita história para contar, com cidades que remetem à arquitetura do Império Romano que são patrimônio da humanidade.
Além disso, aprender um novo idioma ou se tornar fluente nele é processo cheio de desafios e, ao mesmo tempo, prazeroso. Assim como a língua portuguesa, o italiano tem origem latina e é de fácil assimilação e aprendizado.
6 – Pouca desigualdade social
Não existem grandes disparidades sociais na Itália como sabemos que há por aqui apenas por observar rapidamente a geografia das cidades, com quilômetros de favelas contrapostas a condomínios de luxo.
Lá as faixas de salário são mais homogêneas e é possível viver bem com um salário-mínimo.
7 – Calor humano
Diferentemente de outros países da Europa que têm uma cultura de xenofobia ou onde há laços mais frios entre pessoas desconhecidas, os italianos são bastante receptivos e comunicativos. Se você está pensando em morar na Itália, eles amam encontrar com amigos para cozinhar, conversar, beber e estabelecer vínculos.
Viu como a Itália é um país irresistível? Você não se arrependerá de se mudar para lá, caso esteja pensando em sair do Brasil.
Para saber como são os procedimentos para visto e cidadania, entre em contato com a Soluzione!






Comentários