Cidadania Italiana: Como descobrir se eu tenho direito?
- soluzionecidadania
- 5 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A busca pelo passaporte europeu e a dupla cidadania está cada vez mais em voga, e existem milhares de pessoas em busca da cidadania italiana. Com isso, a pergunta que mais atormenta essas pessoas é “como saber se tenho direito à cidadania italiana?”.
Se você é uma dessas pessoas, que tem ancestrais italianos e está em busca da dupla cidadania, mas não sabe nem se tem direito e nem por onde começar, esse artigo é para você!
Como saber se tenho direito à cidadania italiana?
Primeiro você tem que ir em busca das suas raízes, entender a história da sua família, conhecer os seus antepassados. Para isso, o mais fácil é criar uma árvore genealógica, assim você vai conseguir entender direitinho de quem você é descendente.
Ok, já montei a minha árvore genealógica, e agora? Como saber se tenho direito à cidadania italiana?
A primeira pergunta, que é bastante óbvia, é: tem algum parente italiano na sua árvore genealógica? Se a resposta for “sim”, vamos então analisar se você tem direito à cidadania italiana.
Como funciona a cidadania italiana?

Antigamente, na Itália, a cidadania era transmitida apenas pelos homens. Somente depois de 1948 que as mulheres passaram a ter os mesmos direitos que os homens neste sentido. Por isso, quando você for perguntar “como saber se tenho direito à cidadania italiana”, deve levar isso em consideração.
Para conseguir a cidadania italiana, devemos cumprir certos pré-requisitos:
Homens na linha de descendência
Se você é homem, e todos os seus parentes que te “ligam” ao seu ancestral italiano são homens, você tem direito à cidadania italiana (desde que nenhum dos ascendentes tenha renunciado à cidadania).
Mulheres na linha de descendência
Se ao analisar a sua árvore genealógica, você perceber que tem alguma mulher com descendentes nascidos antes de 1948, a situação do direito à cidadania italiana complica.
Por exemplo, a sua avó é filha de italianos, mas nasceu no Brasil. O seu pai (filho dessa avó) nasceu em 1947. Logo, ele não terá direito à cidadania italiana e nem você.
Porém, se o seu pai tiver nascido a partir de 1948, ele já tem direito à cidadania e os filhos dele também.
Então não tem solução para quem nasceu antes de 1948?
Tem. O processo não será tão fácil (ele já não é fácil normalmente). Será necessário pedir a cidadania italiana pela via judicial, ou seja, você vai precisar entrar na justiça para pedir o reconhecimento da sua cidadania.
A maioria das pessoas que tenta a cidadania italiana por via judicial (também chamada via materna) utiliza da premissa de que todos são iguais perante a lei, por isso não justificaria negar esse direito ao cidadão.
Para conseguir fazer esse processo é necessário contratar um advogado que atue na Itália, juntar todos os documentos e entrar com o processo na justiça italiana.
Cidadania Italiana por casamento
Quem é casado com um(a) italiano(a) pode pedir a naturalização e se tornar um cidadão italiano. Para isso será preciso estar casado com o cônjuge italiano por um determinado período de anos em um período mínimo que varia de 1 a 3 anos e apresentar uma lista de documentos exigidos pelo governo italiano.
Agora se você ainda ficou com alguma dúvida ou já tem certeza que possui direito da cidadania italiana, entre em contato conosco, através do link abaixo:






Comentários