Giro d’Italia: uma belíssima reunião entre esporte, cultura, arte e gastronomia
- soluzionecidadania
- 9 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
O Giro D'Italia é uma das mais belas provas de ciclismo, estando entre as três principais do
mundo, ao lado do tradicional Tour de France e da Volta a Espanha.

Ciclistas profissionais de todo o mundo competem no Giro d’Italia, o maior e mais tradicional circuito ciclístico do país e o segundo mais importante do mundo, ficando atrás apenas do Tour de France. São 113 anos de história e mais de 3 mil quilômetros de percurso a cada edição, que acontece anualmente no mês de maio.
Assim como o Tour de France foi criado pelo jornal L’Equipe, o Giro D’Italia partiu de uma iniciativa do jornal La Gazzetta dello Sport. Em 1909, foi disputada a primeira edição do Giro D’Italia contando com 127 participantes que percorreram 8 etapas entre Milão e Bolonha. O primeiro vencedor do Giro D’Itália foi o italiano Luigi Ganna.
Este ano, foram 3.032 km de prova, cuja largada aconteceu em 06 de maio, na cidade de Budapeste, capital da Hungria. Alguns trechos da prova acontecem em países próximos à Itália, mas a grande parte do percurso se dá em território Italiano, a prova é finalizada na cidade de Verona, região de Veneto.
O itinerário da prova muda anualmente, mas sempre conta com belas paisagens, alternando entre planícies e montanhas deslumbrantes, que permitem aos ciclistas e espectadores um devaneio. O circuito é composto por um complexo que conta com arte, gastronomia, cultura e esporte, de Norte a Sul do país.






Comentários