top of page

11 diferenças culturais entre Brasil e Portugal

  • soluzionecidadania
  • 5 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

ree


Se você pensa em se mudar para terras lusitanas por motivo de estudo ou para residir no país, há algumas diferenças culturais entre Brasil e Portugal que é interessante conhecer para não ser surpreendido. Apesar da similaridade do idioma, é uma realidade distinta em diversos aspectos.

Essas diferenças estão desde o modo de se relacionar com as pessoas até o estilo de vida. Conhecer as peculiaridades da cultura portuguesa é algo que leva tempo e contato com aquela realidade. Para saber algumas dessas características que divergem da nossa cultura, continue acompanhando a leitura!

1. Polidez

Os portugueses costumam ser muito polidos e educados; não são mal-humorados como algumas pessoas acreditam. Nos cumprimentos e agradecimentos têm o hábito da cortesia e são um pouco formais, preferindo, por exemplo, que se inicie um diálogo com um “bom dia”, em vez de um “oi”, que é mais comum por aqui.

2. Educação e trabalho

Diferentemente do Brasil, em que é corriqueira a prática de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, entre os portugueses a situação é diferente.

Em Portugal, não costuma haver durante a graduação atividades complementares como estágios remunerados. As aulas, em geral, são por período integral, dificultando essa conciliação. Desse modo, a entrada no mercado de trabalho é mais tardia.

3. Estado de espírito

Outro ponto que marca as diferenças culturais entre Brasil e Portugal é que, enquanto os brasileiros têm uma postura mais positiva diante dos problemas, os portugueses são mais pessimistas e reclamam com mais frequência.

Os brasileiros adotam uma atitude mais amigável em diferentes contextos; já os portugueses são mais sérios e introvertidos.

4. Horários

Os portugueses são bastante pontuais em seus horários marcados. Por aqui, não existe muita rigidez nesse aspecto. Se você marcar de ir a alguma reunião de amigos às 20 horas e atrasar quarenta minutos isso não é visto como uma impropriedade.

5. Tom de voz

No Brasil é comum ver duas pessoas conversando em tom de voz alto na rua, no supermercado, no ônibus ou em espaços abertos. Os portugueses são mais reservados nesse sentido em espaços públicos e costumam falar de forma mais aberta ou elevando o tom de voz em espaços privados.

6. Encontro com os pares

Os brasileiros costumam se encontrar com amigos em bares para desfrutar de uma boa cerveja. Já os portugueses têm o hábito de encontrar amigos em jantares, em casa ou em restaurantes. Essa prática é bastante difundida e é adotada também por jovens universitários.

Além dessas diferenças culturais entre Brasil e Portugal, outro hábito dos portugueses é o de se encontrar com os amigos ou com algum pretendente em um café, para tomar café e conversar, em vez de se encontrar em um bar.

7. Palavrões

Os portugueses falam mais palavrões, mas não necessariamente de forma ofensiva. Por exemplo, com as palavras “foda-se” e “caralho”, que são ditas de forma natural e corriqueira.

Nesse sentido, vale lembrar que alguns termos, que no Brasil são ofensivos, em Portugal têm outro significado. “Rapariga” em Portugal se refere a “moça”.

“Boceta” é uma pequena caixa para guardar objetos pessoais. “Punheta” é um prato típico da culinária portuguesa. Então, não estranhe se ouvir esses termos ocasionalmente.

8. Tempo para deslocamento

Outra diferença cultural entre Brasil e Portugal é que enquanto no Brasil o deslocamento de um local para outro pode levar horas, devido ao trânsito ou à precariedade do transporte público em determinados locais, em Portugal a impressão que se tem é que tudo está mais perto.

Isso também está relacionado à dimensão geográfica; o Brasil tem 8,5 km² de extensão, enquanto Portugal tem 92 mil km².

Porém, em Portugal uma viagem de 150 km é considerada longa, enquanto aqui é comum viajar mais de 200 km no fim de semana para visitar um parente, para ir a uma cachoeira ou por motivos de trabalho.

9. Idiomas

Em Portugal, além do domínio da língua inglesa é comum que se fale também outro idioma, como o francês. No Brasil, o número de brasileiros que sabem outro idioma é baixo em comparação aos portugueses.

10. Conservadorismo

Os brasileiros têm uma postura mais proativa no que se refere aos riscos em empreendimentos. Os portugueses são mais conservadores e não gostam de arriscar.

Ainda nas diferenças culturais entre Brasil e Portugal, os brasileiros costumam ser mais impulsivos e despreocupados, enquanto os portugueses são mais racionais e costumam analisar bastante uma situação antes de tomar uma decisão.

11. Mulheres

Portugal é um país em que há maior representatividade para mulheres. Em um ranking elaborado pela Universidade de Georgetown, que avalia inclusão e segurança para mulheres, o Brasil ficou na 98ª posição, enquanto Portugal ocupou a 17ª posição.

Elas estão mais presentes no poder público, têm mais anos de estudo e menores índices de desemprego. As mulheres portuguesas também costumam denunciar com mais frequência abusos sofridos por parceiros.

Então, se você planeja morar no país lusitano, agora já conhece um pouco mais de algumas diferenças culturais entre Brasil e Portugal.

Conte para nós sua experiência em Portugal nos comentários, há algo com que se identificou? Compartilhe também este post com seus familiares e amigos!

Se você tiver gostado deste post, vai querer saber também sobre o que fazer se o seu passaporte vencer no exterior. Confira!

Comentários


bottom of page