Morar em Portugal vale a pena? Confira 5 dicas de cidades e regiões
- soluzionecidadania
- 5 de abr. de 2022
- 5 min de leitura
Se você ainda não sabe se morar em Portugal vale a pena, a resposta é sim! O país tem praias magníficas, vilarejos encantadores e espaços urbanos e modernos que convivem com a tradição histórica.
A escolha da cidade depende de cada pessoa, por motivos de trabalho, proximidade do mar, educação ou custo de vida.
Continue lendo para saber mais sobre algumas cidades muito acolhedoras!
Por que morar em Portugal vale a pena?
1. Lisboa

Lisboa é a capital de Portugal e tem uma população de mais de 500 mil habitantes. Os lisboetas são bastante abertos e amigáveis e a cidade é boa para quem gosta de socializar.
Há muitas opções de bares, casas noturnas e restaurantes. Além da proximidade de praias na região, que ficam apenas 20 minutos da capital. A Cervejaria Ramiro é um ótimo ponto de encontro para apreciar frutos do mar e ter um papo descontraído.
O custo de vida em Lisboa é metade do de Nova York, embora seja quase o dobro do custo de morar em São Paulo.
Apesar disso, para muitos brasileiros, morar em Portugal vale muito a pena e não são poucos os que buscam oportunidades para viver nessa bela cidade da Europa. A qualidade de vida, sem dúvidas, é um grande atrativo.
Avistar a Torre de Belém, às margens do Rio Tejo, em um domingo ao pôr-do-sol, traz uma sensação de nostalgia ímpar. Tanto para quem mora na cidade quanto para quem a visita.
O Rio Tejo, em especial, já foi fonte de inspiração para diversos poetas, músicos e escritores. Ele tem mais de mil quilômetros de extensão que delineia a Europa Ocidental, com a presença de flamingos cor-de-rosa.
O clima de Lisboa é ameno e agradável com as brisas que vêm do Atlântico.
2. Cascais

Cascais fica a 30 minutos de Lisboa e possui cerca de 200 mil habitantes. É uma região encantadora, com ruas estreitas, praças, parques e, claro, o mar.
O estilo de vida é tranquilo, com atmosfera de cidade pequena, despojada e de vida cultural muito ativa. Em Cascais você com certeza saberá que morar em Portugal vale a pena.
Lá você encontra edifícios de arquitetura histórica, como o Museu Conde Castro Guimarães, a Casa de São Bernardo e o Farol Santa Marta. A Casa das Histórias de Paula Rego possui uma coleção de arte moderna com interessantes exposições.
O Hífen é um bar conhecido no local com vista impecável para a baía de Cascais. No Mercado de Cascais você pode comprar produtos frescos e se aventurar pelo mercado de peixes, que foram pescados no mesmo dia.
No Marisco da Praça há bons frutos do mar, como camarões e caranguejos, e você pode preparar uma bela refeição com baixo custo e apreciar um bom vinho.
Morar em uma cidade litorânea e estar ainda tão próximo da capital de Portugal é uma experiência que muitas pessoas não trocam por nada.
3. Algarve

Algarve é uma província ao sul de Portugal que abriga quase 500 mil habitantes e cuja capital é Faro. É uma excelente região que demonstra por que morar em Portugal vale a pena.
Muitos estrangeiros vivem no local, então você não se sentirá sozinho caso decida morar lá. O custo de vida da região está entre os mais baixos da Europa Ocidental e você pode viver muito bem com 1200 euros por mês.
O preço dos imóveis também é acessível em comparação a outras regiões europeias.
O clima é ideal para quem quer fugir das regiões mais frias. Os índices de criminalidade são baixos e a infraestrutura é de boa qualidade quanto a malha viária, aeroportos e habitação.
As paisagens são esplêndidas, com formações rochosas compondo cenários, lagoas e praias de águas azuis e reconhecidas pela European Blue Flag Association. Nada melhor para quem curte tomar um sol, beber um drink, passear de barco e mergulhar.
O local também é conhecido por ter muitos campos de golfe como fonte de entretenimento.
Há restaurantes sofisticados e mercados ao ar livre para tornarem seus dias nada monótonos.
Além disso, a gastronomia mediterrânea é muito convidativa, com grande variedade de produtos frescos.
Os níveis de poluição são baixos e as ruas são limpas.
4. Ericéia

Ainda, para quem está em dúvida se morar em Portugal vale a pena, Ericéia fica a 40 minutos de Lisboa e tem uma população de cerca de 10 mil habitantes.
A vila é perfeita para quem gosta de um estilo de vida mais simples, longe do estresse e da agitação urbana.
Você pode dormir ouvindo o som das ondas do mar ecoando na sua janela aberta, com a luz da lua entrando pelas frestas e os aromas de uma cidade praiana.
O local é uma aldeia de pescadores com um toque clássico de charme europeu. As ruas são de paralelepípedo, formando labirintos enquanto pessoas caminham ou buscam feiras ou mercados.
O centro possui lojas com cafés e muito artesanato. Há capelas, igrejas e belezas arquitetônicas que circundam a vila em cada canto.
O local também é Reserva Mundial do Surf e possui um museu do surf muito inusitado.
Ao caminhar pela costa litorânea, você vê diversos surfistas nas 40 praias charmosas e encantadoras.
Além disso, o custo de vida é baixo.
5. Coimbra

A cidade de Coimbra está localizada ao centro de Portugal e tem uma população de aproximadamente 150 mil habitantes. É um local também muito procurado entre os que buscam saber se morar em Portugal vale a pena.
Ela foi a primeira capital do país lusitano e possui a mais antiga universidade de Portugal, que é a Universidade de Coimbra.
É um local de marcante presença histórica e com forte patrimônio cultural que remonta à época dos mouros e à ocupação romana.
É uma cidade tranquila, com alta qualidade de vida e baixo custo para quem quer viver ali.
O local atrai muitos estudantes, o clima é fresco e mais ameno que o de Lisboa. No inverno a temperatura fica em torno de 7 graus Celsius e é também marcado por chuvas.
Alugar um apartamento em Coimbra pode custar metade do preço do que é praticado na capital. Para comprar um imóvel na cidade, o preço é três vezes menor que o de Lisboa.
O transporte público é bem desenvolvido, com serviços integrados e boa mobilidade.
Na Ponte Pedro e Inês você desfruta de vistas deslumbrantes e é possível ouvir um bom Fado no centro da cidade.
Por fim, no distrito de Coimbra há diversas praias e é possível chegar à praia Figueira da Foz em uma viagem de uma hora.
Viu como morar em Portugal vale a pena? Ficou com vontade de morar em alguma dessas regiões? Deixe abaixo seu comentário e compartilhe este post com seus amigos!
Se você ainda não tem o passaporte para Portugal, saiba como adquirir aqui.
Para obtenção de vistos para Portugal, entre em contato com a Soluzione Cidadania!




Comentários